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02/08/22

Como medir o desempenho operacional da equipe de um supermercado

Para muitas empresas ter em sua estrutura uma área de recursos humanos estratégica e que promova com periodicidade avaliações de desempenho e a construção de planos de desenvolvimento individual (PDIs) ou até mesmo coletivo (PDCs) de seus colaboradores são, muitas vezes, uma realidade distante.

Uma alternativa é a implantação de checklists operacionais que devem ser aplicados por equipes externas de consultores capacitados.

Bons checklists de operação são necessários, uma vez que, fazem o diagnóstico da operação, avaliam periodicamente a evolução do desempenho operacional da loja e promovem a capacitação contínua da equipe de colaboradores dos principais departamentos.

Uma adequada metodologia de aplicação de checklists operacionais não se restringe apenas à realização de auditorias de desempenho mensuráveis, que resultam em notas, pontos ou afins. Deve-se, também, utilizar-se desta ferramenta para promover correções, treinamentos, capacitação das equipes de chão de loja e implantação de processos operacionais que possibilitam aos supermercados terem:

Padrão de qualidade para seus produtos vendidos, principalmente perecíveis;

Padrão de higienização e manipulação de alimentos;

Padrão de atendimento e armazenamento de produtos em depósitos, câmaras refrigeradas e congeladas;

Padronização dos processos operacionais de fechamento e abertura dos setores. Para abrir bem uma loja é fundamental que os processos de fechamento de loja estejam definidos e sendo cumpridos.

Após a implantação destes checklists é possível avaliar as equipes de colaboradores do supermercado de acordo com a qualidade operacional da loja, com indicadores operacionais definidos e que medem o desempenho dos departamentos desde o recebimento de produtos, sua armazenagem, manipulação, abastecimento, exposição, limpeza dos setores, até o atendimento aos clientes.

Desta forma, é possível avaliar a necessidade de treinamento por departamento e por colaborador e montar um plano de capacitação e avaliação continuada.

Outro benefício da realização de checklists operacionais é a possibilidade de estabelecer premiações para os colaboradores vinculado ao atingimento de metas de desempenho operacional, que pode ser específica de um setor, departamento ou até mesmo da loja em geral.

Por fim e não menos importante, estas avaliações permitem que o varejista possa reconhecer os bons desempenhos, crucial para a formação de equipes engajadas e comprometidas com os resultados da loja.

 

 

Olá! Gostaria de falar com um especialista em varejo.