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18/06/24

Como Decidir pela Introdução de uma Nova Marca em Seu Supermercado

Entendendo a Classificação Mercadológica

Para começar, é fundamental que o supermercado tenha uma classificação mercadológica bem definida, que deve abranger pelo menos três níveis:

1. Seção ou Departamento: A visão mais ampla, como alimentos, bebidas, higiene, etc.
2. Categoria ou Grupos de Produtos: Um nível mais específico dentro da seção, como laticínios, carnes, produtos de limpeza, etc.
3. Subcategorias ou Família de Produtos: O nível mais detalhado, como queijos, iogurtes, sabão em pó, etc.

#### Identificando a Curva de Vendas

Uma vez que a visão das subcategorias está clara, é hora de identificar em qual curva de vendas a subcategoria do novo produto se encontra. Aqui está um processo simples para fazer isso:

1. Extração de Dados: Extraia o relatório de vendas consolidado dos últimos 90 dias do seu ERP (Enterprise Resource Planning).
2. Criação de Curvas: Crie uma coluna adicional no seu relatório e defina as curvas de vendas da seguinte forma:
   - Curva A: Subcategorias que atingem até 50% do total das vendas.
   - Curva B: Subcategorias que estão entre 50% e 75% do total das vendas.
   - Curva C: Subcategorias entre 75% e 90% do total das vendas.
   - Curva D: Subcategorias que compreendem os últimos 10% do total das vendas.

Aplicando a Análise

Com as subcategorias devidamente classificadas em suas curvas de vendas, você pode tomar decisões mais informadas sobre quantas marcas incluir em cada categoria. Em geral, recomenda-se incluir mais marcas em categorias de curvas A e B, devido ao seu maior volume de vendas e relevância para o consumidor. Já nas categorias de curvas C e D, a inclusão de novas marcas deve ser mais criteriosa, focando em nichos específicos ou em diferenciação significativa.

Conhecer e aplicar a classificação de curvas de vendas é uma estratégia poderosa para otimizar a introdução de novas marcas no seu supermercado. Com essas informações, você poderá alinhar melhor suas ofertas com as demandas dos clientes, garantindo assim uma maior satisfação e fidelização.

 

Olá! Gostaria de falar com um especialista em varejo.