18/10/22
Primeiramente o que podemos entender como possuir imagem de barateiro? Ter imagem de barateiro é ser reconhecido pelo cliente como um supermercado que vende barato, porém sem necessariamente ser barateiro.
Entendido este conceito, como saber se o supermercado possui imagem de barateiro junto a seus clientes?
Antes desta resposta, um outro questionamento se faz necessário: Quando o cliente tem dinheiro e em qual período geralmente vai às compras para suprir sua necessidade do mês?
A resposta é: a semana do quinto dia útil. É neste período, quando os consumidores realizam suas compras de abastecimento é que devemos ater nossas análises.
Assim, devemos realizar uma análise que denominamos de “vendas de 7 em 7”. Para isso, divida a venda entre os dias 01 à 07, de 07 à 14, de 14 à 21 e de 21 à 28. Os demais dias pode desconsiderar para efeito da análise de 7 em 7.
Posteriormente analise se a venda dos dias 01 a 07 e veja se representa pelo menos 30% do faturamento deste período de 28 dias. Se sim, sua loja tem grandes chances de ser considerada pelos clientes como um supermercado barateiro.
Pois é quando os clientes têm dinheiro e vão às compras, escolhem estabelecimentos que oferecem vantagens, que podem ser várias, mas que, sem dúvidas, preço é mandatário na hora da escolha por um supermercado para fazer a despesa do mês.