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06/07/22

5 problemas ocasionados pela falha na gestão de mix de produtos

O mix ideal de produtos é fundamental para os resultados de um supermercado, mas você conhece os principais obstáculos causados pela ausência de uma gestão adequada dos produtos vendidos?

Listamos 5 problemas causados pela ineficiência na gestão do mix de produtos em um supermercado.

 

1. Comprometimento do capital de giro

 

Uma gestão inadequada do mix pode ocasionar estoque elevados de produtos. Esta elevação acontece devido ao excesso de marcas de produtos por subcategorias e, também, pelo excesso de fragrâncias e sabores com baixo giro de vendas.

Mesmo que o supermercado faça uma boa administração dos resultados, apurando o demonstrativo de resultados (DRE) e uma boa gestão de suas despesas, pode acontecer do financeiro não conseguir identificar o resultado na conta bancária da empresa devido ao comprometimento do capital empregado em estoques de produtos inadequados.

 

2. Ruptura operacional e comercial elevada

 

Uma boa gestão do mix além de aliviar o capital de giro reduz drasticamente a ruptura de produtos, seja por motivos operacionais ou comerciais, e o motivo para esse fato é obvio: Estatística.

Quanto menos produtos o comercial tem para levantar estoques, definir volumes de compras, realizar negociações e acompanhar o faturamento e entrega, menores as chances de imprevistos e falhas ao longo desta cadeia de negociação, abastecimento e venda.

Ao realizar um estudo e implantação do mix ideal de produtos torna-se operacionalmente menos complexo os processos de armazenagem, abastecimento e exposição no ponto de venda.

A gestão adequada do portfólio de produtos, define a amplitude correta do mix, que é presença de todas as categorias de produtos necessárias e, também, sua profundidade, que são as opções de marcas, tamanhos e tipos, adequados ao perfil de clientes do supermercado e definido individualmente de acordo com o histórico de vendas.

 

3. Comprometimento do poder de negociação

Com um mix inadequado de produtos, o setor comercial compra de vários fornecedores, sem critérios e isto impacta negativamente no poder de negociação.

Ao desconcentrar as compras em muitos fornecedores e marcas, o supermercado não consegue usufruir de seu potencial volume de compras em importantes subcategoria de produtos, que poderia ser utilizado como moeda de troca em busca de melhores preços na aquisição de produtos, impactando diretamente sua margem de venda, competitividade e formação de imagem de preço baixo.

 

4. Falhas na otimização dos espaços em gôndola e depósito

O planograma de gôndola e balcões é impactado diretamente pela ineficiência na gestão do mix de produtos.

O setor de perfumaria é um exemplo claro disto, que promove atualizações e lançamento de produtos com frequência e que ao não revisar periodicamente o mix, a loja terá muitos produtos cadastrados disputando o espaço nas gôndolas que é limitado.

Desta forma marcas, sabores e fragrâncias que possuem maior desempenho de vendas e que consequentemente deveriam ter um maior número de frentes nas gôndolas, são penalizadas por terem um espaço menor do que deveria.

Consequentemente, ocorre o aumento da ruptura de produtos, mais frequentemente em períodos de maior venda, além de dificultar a gestão da precificação.

A ineficiência na gestão do mix de produtos pode até mesmo causar impactos negativos sobre a experiência de compra dos clientes que tem que promover um esforço maior para encontrar os produtos que procuram.

 

5. Impacto na produtividade de repositores e colaboradores de depósito

Com a implantação do mix ideal de produtos é possível melhorar a produtividades dos colaboradores de depósito, além de melhorar a layoutização e organização deste setor.

A produtividade da equipe de repositores também é ampliada permitindo que estes dediquem mais tempo de seu trabalho em processos de manutenção de etiquetas de preços, limpeza das gôndolas e produtos, ajuda no empacotamento das compras e orientação ao cliente.

Reforçamos que um mix ideal é fundamental para gestão dos resultados de um supermercado, por isso é importante realizar estudos e implementações deste processo.

Olá! Gostaria de falar com um especialista em varejo.