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18/07/22

5 ações que apoiam a implantação de um padrão operacional em supermercados

Quando falamos em gestão operacional de um supermercado é inevitável pensar na complexidade envolvida neste processo. Ouvimos frequentemente que um supermercado é uma holding, uma empresa formada de várias outras empresas como: açougue, padaria, varejão, mercearia e outras.

Esta analogia é verdadeira, afinal, cada departamento tem suas peculiaridades em normas técnicas, processos, abastecimento, atendimento, armazenamento e exposição.

Mas afinal, como fazer para que todas estas “diversas empresas” estejam sendo geridas operacionalmente de forma adequada?

Uma solução para esta questão é a definição do padrão operacional que seu supermercado manterá nos diversos departamentos. Exemplo: Qual será o padrão de qualidade dos produtos perecíveis? Qual o padrão definido para a higienização e limpeza da loja? Qual padrão de atendimento e de armazenamento de produtos em depósitos e câmaras será seguido? Até mesmo padrões operacionais de fechamento e abertura dos setores devem ser considerados e definidos.

Uma vez definido este padrão para a operação de loja é necessário fazer com que as equipes de colaboradores estejam cientes e treinadas, bem como estes processos sejam rotineiramente avaliados, para realmente se tornar um padrão.

Confira abaixo cinco pontos importantes para que seja possível a implantação e manutenção de um padrão operacional em seu supermercado:

 

1. Ajustar a produtividade da loja e de seus departamentos:

Certificar-se de que a loja tem o número adequado de colaboradores e que estes estão distribuídos de forma correta ao analisarmos o quadro de funcionários por setor é imprescindível para a implantação e manutenção dos processos em operação de loja.

 

2. Aplicar treinamento de RDC 216 a todos os colaboradores de manipulação:  

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) são normas regulamentares propostas pela Anvisa. Nesta RDC, a Anvisa dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

Ela estabelece procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação com a finalidade de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

 

3. Implantar Procedimentos Operacionais Padrão:

Os Procedimentos Operacional Padrão (POP) de higienização para setores de manipulação, controle de validade e higienização de mãos devem obrigatoriamente ser implantados de acordo com as exigências de órgãos fiscalizadores.

O POP é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Serve para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.

 

4. Fazer checklists regularmente para auditar e mensurar o desempenho da operação de loja:

O checklist é uma excelente ferramenta de auxílio para a implantação de processos na operação de loja. Consiste em uma ferramenta que certifica se todas as etapas foram executadas corretamente.

Assim, avalia se o padrão definido está sendo cumprido diariamente, quais atividades e departamentos precisam de atenção e medidas corretivas.

Um checklist bem definido para supermercados é um manual de boas práticas e deixa claro para os colaboradores de cada departamento o que deve ser feito e o que a empresa espera deles na realização de suas atividades rotineiras.

Pode inclusive ser utilizado pelo RH para avaliação de desempenho e implantação de políticas de remuneração variada.

 

5. Realizar reuniões mensais para avaliação do desempenho operacional e adotar medidas corretivas:

Analisar a evolução do desempenho operacional com as equipes de liderança da loja, gerentes, encarregados ou líderes de setor, é fundamental para o sucesso na implantação de um padrão na operação de loja.

É necessário realizar reuniões periódicas para cobrar os responsáveis desempenhos abaixo do esperado, apoiar na correção de desvios e reconhecer os colaboradores e departamentos que entregam o padrão operacional esperado.

 

O principal resultado quando implantamos estas ações é termos um padrão adequado de operação de loja em todos os dias da semana, independentemente do horário do dia e do período do mês.

Olá! Gostaria de falar com um especialista em varejo.