03/10/22
1. Qual a curva ABCD de venda da categoria deste novo produto?
Identificada a curva, temos que saber que: Curvas A e B é necessário termos mais marcas e, portanto, cabe avaliar se o cadastro atual está deficitário e cabe uma nova marca.
E nas curvas C e D lembrar que menos marcas é recomendado e que temos de analisar muito detalhadamente se realmente faz-se necessário a introdução de novas marcas de produtos. Inclusive, tem-se um número ideal de marcas por curva ABCD de produtos baseada na venda.
2. Qual o papel da categoria deste novo produto?
Existem, de acordo com conceitos de Gestão de Categoria quatro papeis nos quais os produtos de classificam: Rotina, Conveniência, Destino e Sazonal.
E como identificar o papel da categoria? O quadro abaixo traz conceitos e perguntas que apoiam na identificação:
Papel da Categoria: |
Conceito: |
Importância: |
Rotina |
Agregam ao varejista um valor competitivo e consistente quando se trata de satisfazer as necessidades de reposição do consumidor. São produtos que o consumidor precisa para viver e estão nas listas constantemente presentes nas listas de compras.
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Importante para os compradores como parte de suas compras habituais e necessidades diárias;
Necessário ter competitividade de preço que auxilia a formação de imagem de preço baixo. |
Conveniência |
Reforçam a imagem do varejista como uma loja de serviço completa. São produtos que o consumidor adquire quando os vê no ponto de venda e que geralmente não estavam no planejamento de compras do cliente. |
Reforçar a imagem de bom sortimento da loja.
Comprada com baixa frequência e sem percepção de preço por parte dos consumidores é importante para a composição da margem de vendas. |
Destino |
São categorias nas quais o varejista é estabelecido como a loja dominante, claramente preferida, fornecendo ao consumidor final um valor consistente e superior. Estas categorias definem o supermercado como a melhor opção que o cliente tem para comprá-las. |
Define imagem de varejista;
Direciona tráfego – importante para segmentar compradores;
Categoria com alto valor agregado.
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Sazonal |
São categorias que vendem apenas ou em volume muito superiores em determinados períodos do ano. |
Importante para gerar tráfego de clientes e venda em períodos importantes para o supermercado como Natal e Pascoa. |
Exceto produtos classificados como rotina, que devem possuir mais marcas, os produtos pertencentes às demais categorias devem ter menos marcas cadastradas.
3. Qual a árvore de decisão da categoria deste novo produto?
Ainda de acordo com conceitos de Gestão de Categoria, deve-se analisar se a árvore da categoria é preço ou qualidade. Desta forma, deve-se analisar esta questão e verificar se o novo produto está em linha com a árvore de decisão da categoria, ou seja, preço ou qualidade.
4. Qual o lucro individual (LI) este novo produto pode deixar para o resultado?
O lucro individual é o resultado em R$ que a venda do produto entrega. Neste caso, deve-se avaliar qual o LI que este novo produto pode trazer após simulação da precificação e entender se é superior ou pelo menos igual ao LI médio dos demais produtos cadastrados na categoria e evitar a migração negativa para produto que entrega menores lucros nominalmente (R$).