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03/10/22

4 perguntas que devem ser respondidas antes de realizar um novo cadastro de produto

1. Qual a curva ABCD de venda da categoria deste novo produto?

Identificada a curva, temos que saber que: Curvas A e B é necessário termos mais marcas e, portanto, cabe avaliar se o cadastro atual está deficitário e cabe uma nova marca.

E nas curvas C e D lembrar que menos marcas é recomendado e que temos de analisar muito detalhadamente se realmente faz-se necessário a introdução de novas marcas de produtos. Inclusive, tem-se um número ideal de marcas por curva ABCD de produtos baseada na venda.

 

2. Qual o papel da categoria deste novo produto?

Existem, de acordo com conceitos de Gestão de Categoria quatro papeis nos quais os produtos de classificam: Rotina, Conveniência, Destino e Sazonal.

E como identificar o papel da categoria? O quadro abaixo traz conceitos e perguntas que apoiam na identificação:

 

Papel da Categoria:

Conceito:

Importância:

Rotina

Agregam ao varejista um valor competitivo e consistente quando se trata de satisfazer as necessidades de reposição do consumidor. São produtos que o consumidor precisa para viver e estão nas listas constantemente presentes nas listas de compras.

 

Importante para os compradores como parte de suas compras habituais e necessidades diárias;

 

Necessário ter competitividade de preço que auxilia a formação de imagem de preço baixo.

Conveniência

Reforçam a imagem do varejista como uma loja de serviço completa.

São produtos que o consumidor adquire quando os vê no ponto de venda e que geralmente não estavam no planejamento de compras do cliente.

Reforçar a imagem de bom sortimento da loja.

 

Comprada com baixa frequência e sem percepção de preço por parte dos consumidores é importante para a composição da margem de vendas.

Destino

São categorias nas quais o varejista é estabelecido como a loja dominante, claramente preferida, fornecendo ao consumidor final um valor consistente e superior. Estas categorias definem o supermercado como a melhor opção que o cliente tem para comprá-las.

Define imagem de varejista;

 

Direciona tráfego – importante para segmentar compradores;

 

Categoria com alto valor agregado.

 

Sazonal

São categorias que vendem apenas ou em volume muito superiores em determinados períodos do ano.

Importante para gerar tráfego de clientes e venda em períodos importantes para o supermercado como Natal e Pascoa.

 

Exceto produtos classificados como rotina, que devem possuir mais marcas, os produtos pertencentes às demais categorias devem ter menos marcas cadastradas.

 

3. Qual a árvore de decisão da categoria deste novo produto?

          Ainda de acordo com conceitos de Gestão de Categoria, deve-se analisar se a árvore da categoria é preço ou qualidade. Desta forma, deve-se analisar esta questão e verificar se o novo produto está em linha com a árvore de decisão da categoria, ou seja, preço ou qualidade.

 

4. Qual o lucro individual (LI) este novo produto pode deixar para o resultado?

O lucro individual é o resultado em R$ que a venda do produto entrega. Neste caso, deve-se avaliar qual o LI que este novo produto pode trazer após simulação da precificação e entender se é superior ou pelo menos igual ao LI médio dos demais produtos cadastrados na categoria e evitar a migração negativa para produto que entrega menores lucros nominalmente (R$).

Olá! Gostaria de falar com um especialista em varejo.